sábado, 8 de março de 2014

Tesouro Direto

Afinal, o que é Tesouro Direto?


Antes de 2002: “Quer investir? Então pague!”

Como o investidor pessoa física é excluído do leilão de títulos, o único jeito de investir era colocar dinheiro em fundos de investimento que haviam comprado alguns destes títulos.
A grande maioria destes fundos eram oferecidos e administrados por bancos, que cobravam taxas de administração dos pequenos investidores.

Após 2002: “Invista Direto!”

tesouro diretoIsso foi assim até o início de 2002, quando  Tesouro Nacional resolveu acabar com a mamata dos bancos e tomou a iniciativa de lançar o programa Tesouro Direto.
O objetivo foi criar um sistema em que a venda de títulos públicos sejam realizadas diretamente aos investidores pessoa física, de um modo muito mais democrático e justo, sem fazer o pequeno investidor pagar taxas de administração para investir em títulos de seu próprio país.
O sistema é totalmente online e para investir basta ter CPF e conta corrente (ou conta poupança).
A criação do Tesouro Direto foi uma enorme evolução para os investidores pessoa física, colocando-os em pé de igualdade com bancos e outros grandes investidores que antes tinham acesso exclusivo à este investimento.

Como investir no Tesouro Direto?

Investir no Tesouro Direto é mais fácil do que a grande maioria dos brasileiros imaginam.
Qualquer brasileiro que possua CPF e tenha Conta Corrente (ou Conta Poupança) em alguma instituição bancária, está qualificado para investir no Tesouro Direto.
Com isso basta seguir os passos:

1. Abra conta em uma corretora de valores

como investir no tesouro diretoPara comprar títulos do Tesouro Direto você precisa abrir conta em alguma corretora de valores. Não fique preocupado com isso! Abrir conta em corretoras é bem mais fácil e barato do que abrir conta em bancos.
A grande parte delas pedem somente que você envie a cópia de alguns documentos pelo correio. Além disso não são cobradas taxas pela aberturas de contas e caso você não utilize sua conta, não serão cobradas taxas (diferente do que os bancos fazem).

2. Solicite acesso ao Tesouro Direto

Após aberta sua conta, basta que você informe à sua corretora de valores que deseja investir no Tesouro Direto. Eles irão lhe enviar os “termos de aceite” que você deverá ler e concordar. Após isso você receberá uma senha para acessar a área restrita do site do Tesouro Direto.

3. Transfira recursos à sua nova conta

Para investir você vai precisar de dinheiro correto? Então transfira o valor que está querendo investir no Tesouro Direto para sua nova conta na corretora de valores. É normal que demore até dois dias para que a corretora identifique seu depósito e credite na sua conta, portanto não fique ansioso.
Lembre-se de que você não precisa comprar um Título inteiro, que é bem mais caro. Ao invés disso, é possível comprar somente frações múltiplas de 0,1 título, o que envolve valores bem menores.

4. Escolha seus títulos púbicos

Você já tem a conta e o dinheiro! Agora é hora de finalmente comprar seus primeiros títulos públicos pelo Tesouro Direto.
Caso sua corretora seja um “agente integrado” você poderá comprar Títulos Públicos diretamente pelo site da corretora. Caso ela não seja. basta que você entre diretamente na area restrita do site do Tesouro Direto e comece a escolher em qual título investir. O site do tesouro tem um excelente passo a passo.

COMPARE OS INVESTIMENTOS MAIS SEGUROS


Share this post
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários:

Postar um comentário